Guia de Cleric por Reviravolta:
Este guia é fruto da minha experiencia pessoal como Cleric no PW.
Pode não ser o guia ideal e tem o valor que lhe quiserem dar.
Sou da opinião que os guias são apenas linhas directrizes e que cada um deve ir adaptando a "char" a sua realidade no jogo.
No meu caso como jogava a horas em que (quase) ninguem estava "on"
adaptei o Clerigo para jogar a solo (logo a "char" menos apta para tal...)
Quem jogar constantemente em "squad" terá uma opinião diferente da minha certamente.
Vamos ao que interessa:
Aplicação dos 10 Pontos (a cada 2Lv's):
1Str - 2Vit - 7Magic
(Assim é possivel ter um bom indice de sobrevivência quer a solo, quer seja necessario estar dentro de um AoE a dar heal ao "Tank")
Quando atingires os 5.000 de hp passas ao modo Full Magic onde coloca 1Str e 4 Magic a cada 5 Pontos.
Quando a atingires os 55 de Str colocas todos os pontos em Magic.
SKILLS:
A. Skills Primarias (Subir sempre que disponíveis)
- Ironheart Blessing
- Wellspring Surge
- Plume Shot
- Great Cyclone
- Spirit's Gift
- Spark Ignition
B. Skills Secundarias (Subir quando não existem prioritárias disponíveis)
- Vanguard Spirit
- Magic Shell
- Revive
- Wield Thunder
- Plume Shell
C. Skills Tercearias (Subir quando sobrar espírito das primarias e secundarias)
- Purify (LV1 logo que possível)
- Chromatic Seal
- Metal Mastery
- Soon, the Light (Lv1 logo que possível)
- Celestial Guardian's Seal
D. Skills Opcionais (Para evoluir so quando não houver nenhuma das anteriores)
- Elemental Seal
- Dimensional Seal
- Silent Seal
- Flight Mastery
- Manufacturing Skills
- Razor Feathers
- Siren's Kiss
E. Skills Supremas (Evoluir só depois de ter as Primarias e Secundarias ao máximo)
- Tempest
- Stream of Rejuvenation
F. Restantes Skills
Adquiri apenas o Lv1.
G. Skills Lv79
A este lv tens 2 skills novas a escolha para cada uma terás de arranjar:
20 Apocalipse Pages (50-60k cada) + 10 Medium Rink (105k cada) ter 1M de coins e outro 1M de Spirit
Nota: As pages dropam em mobs da TT 1-3, 2-X e Eden/Brimstone(FB89)
Guardian Light - Prioritário (é o salva vidas do Clérigo pois durante 10seg reduz o dano em 60% e aumenta o Speed em 30% com o custo de 1 Spark)
Wings of Portection - Facultativo (Apenas pode ser utilizado nos outros. Cria um escudo que absorve o dano até 20% do HP do receptor, o escudo desaparece ao fim de 30seg ou quando a capacidade de absorção acabar)
Nota: Apesar de ser atractiva esta skill basicamente poupa 1hit na maioria dos boss +80 basta fazer as contas.
Um Barb lv80 deveria ter no mínimo 10k hp assim sendo sao 2k de absorção e depois adeus escudo. Isto num Barb.
COMBOS
Ataque Básico a Solo:
Wield Thunder, Great Ciclone, Plume Shot...
(se o "mob" for físico convém fazer "Iron " antes de iniciar o ataque)
Ataque de Abertura com Spark:
Debuff Magico, Spark, Wield Thunder, Purify (Se a Spark for Demon/Sage não é preciso o Purify)
Ataque de Abertura com 2 Spark + Full Chi:
Spark, Debuff Magico, Adv. Spark, Wield Thunder, Great Ciclone, Plume Shot
(Ao contrario do que se possa pensar esta sequência tira mais dano do que usarmos um Tempest a seguir a Adv Spark)
Combo para Super AoE:Lv+60/Lv+89
Requesitos - 2/3 sparks + full chi
Sparpk/Adv Spark +> Ironheart ou Wellspring > Tempest > Razors Feathers
Se o mob/boss for "Magic Resistance" trocamos o Debuff e usamos só Plume Shot's
HEAL
Solo:
Ironheart em combate. Wellspring para recuperar após a luta.
Tank Healer:
Basicamente é dar Ironheart em cima de Ironheart mas caso o no "alvo" esteja as portas da "morte" é melhor dar um Wellspring pois o Ironheart demora a iniciar a regeneração.
(Caso o Tank se prepare para fazer um Boss gosto de dar 5 Ironheart antes deste começar a atacar, assim garante que o Tank não ve a barra descer no choque inicial, pena que muitos não tenham a calma de esperar pela manobra!!!)
Squad Healer:
Apesar de gostarmos de "dar ao gatilho" não nos podemos esquecer que a nossa função numa squad é zelar pela saúde dos outros.
Podemos optar por espalhar "Irons"/"Well's" pelos que necessitam neste caso uso a lista de squad para seleccionar o "alvo" pois é mais eficaz que selecionar no ecran uma "char" em movimento.
Outra opção é estar no centro da "squad" e usar o Soon, the Light mas isto só é eficaz se for uma squad que se movimente em bloco.
A Regen Aura (vulgo BB) pode ser um recurso caso a Squad se veja cercada de vários "mobs" mas só se a nossa barra de MP estiver bem recheada.
Em caso de o Boss ter AoE existem varias opções:
A - O resto da Squad fica de fora deste e só o Tank e Cleric entram em acção. (por vezes dá para o Cleric ficar fora do AoE a dar "heal")
B - AoE Magico - Regen Aura ( e haja Charm/Pots que aguentem )
C - AoE Físico - como estes cancelam a Regen Aura não há outra opção se não usarmos o Soon, the Light.
MACROS
Como criar uma macro?
Skills > New (embaixo junto a Combo Skills)
Escolhes o símbolo que desejas e começar a arrastar as skills que pretendes para os slots.
Se queres que a macro se repita automaticamente o primeiro slot tem de se ocupado pelo "Walk Behind Enemy" (vulgo WBE)
Atenção ao cooldown das skills no caso da macros automáticas pois causa interrupção.
Macros Básicas de Clérigo:
Buffs/Squad Buffs - Celestial Guardian's Sea > Spirit's Gift > Vanguard Spirit > Magic Shell
Esta sequência tem razão de ser pois começa por aumentar a regeneração, aumentar o ataque/heal depois a defesa física e finalmente a defesa magica.
Nota: neste caso não se coloca o "WBE" no inicio.
Heal:
WBE > Wellsppring Surge > Ironheart Blessing
Nota: Aos poucos vão testanto se o "Tank" sobrevive apenas com esta macro que é mais económica que o Spam de "Irons".
Ataque S/DeBuff:
WBE > Wield Thunder > Great Ciclone > Plume Shot > Great Ciclone > Plume Shot > Great Ciclone > Plume Shot
Nota: é necessário colocar assim para que o WT tenha tempo de fazer cooldown.
Ataque C/DeBuff:
WBE >Dimensional Seal > Elemental Seal > Wield Thunder > Great Ciclone > Plume Shot > Great Ciclone > Plume Shot
Nota: Só utilizar em Boss sem AoE uma vez que os DeBuffs também baixam a defesa ao clérigo.
Espero que este guia vos possa ajudar a construir um bom Clerigo.
Actualizado a: 07/12/2010